Em Futuro do pretérito, Andrea D’Amato reúne 12 fotos de seu álbum de família, acompanhadas de textos escritos por sua mãe, seu irmão e sua irmã. Em três volumes, as fotos são sempre as mesmas, mas variam as anotações de cada membro da família, escritas especialmente para a seleção de imagens feita pela autora. 

Nas imagens, há viagens feitas em família, lugares que marcaram a infância da autora e objetos que disparam lembranças. Os textos são registros de memória, apontamentos, reminiscências, achados poéticos que indicam como as fotografias podem acionar, de maneiras diferentes, os labirintos da memória. 

Futuro do pretérito é originalmente um projeto artístico em fotografia. Esta edição mantém suas características fundamentais: três cadernos com imagens e a caligrafia de cada participante, que a fotógrafa convidou a escrever sobre as lembranças suscitadas pelas fotos.

 

Encadernados nas cores azul, verde e vermelho, nesta edição os volumes vem reunidos por uma cinta, que estampa fragmentos das fotografias do miolo. A tiragem é de 100 exemplares, numerados e assinados pela autora.

A apresentação do livro é da pesquisadora Fabiana Bruno.

Andrea D'Amato é fotógrafa e artista visual, formada em jornalismo e pós-

-graduada em fotografia pela Faap. Dedica-se a projetos nos campos da arte, da fotografia e dos arquivos. Suas investigações servem como plataforma para reflexões acerca da memória e das afetividades. Pesquisadora e professora universitária, leciona fotografia em cursos de graduação em Comunicação Social.

www.andreadamato.com.br

 

 

 

 

Show More

Formato: 90 x 140 mm

3 volumes, 90 páginas