Em um relato vertiginoso, Paloma Vidal elabora uma narrativa que combina ficção, ensaio e memória familiar. A protagonista está no avião e escreve no bloco de notas de seu celular. Impactada por dois livros que lê durante o voo, sobre mulheres que deixaram tudo para trás para morar na Europa, ela passa a rever a própria história e a relação com a irmã. Cinco anos mais nova, a irmã também empreendeu, recentemente, uma viagem de mudança.

O texto ganha andamento acelerado, pois a narradora-protagonista se propõe uma meta de escrita: 55 palavras por minuto durante as duas horas que restam para o pouso. Assim, pretende completar até o final do voo este ensaio ficcional que investiga sua inquietação sobre temas como a mudança, o exílio e os impasses afetivos e materiais da vida contemporânea.

A partir da leitura de dois textos de autoras latino-americanas contemporâneas (La habitación alemana, de Carla Maliandi, e Buena alumna, de Paula Porroni), a narrativa tece relações entre realidade e ficção, entre autoras e personagens, entre história, escrita e vida pessoal. Ao se debruçar sobre o impulso de deixar tudo para trás, a narradora reflete sobre as relações afetivas e familiares, a aventura, a liberdade e a situação política contemporânea.

Miolo impresso em tipografia, a partir de composição em linotipo, sobre papel AG. Capa com ilustrações impressas a partir de clichê tipográfico. As guardas da capa têm ilustrações apropriadas de manual de segurança de voo.

O projeto gráfico é de Sílvia Nastari, e o acabamento manual foi feito na Oficina Quelônio.

Paloma Vidal nasceu em Buenos Aires, em 1975, e aos dois anos veio com a família para o Brasil. Desde 2007, vive em São Paulo. É professora de Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo e uma das editoras da revista Grumo (www.salagrumo.com). Publicou A duas mãos (7 Letras, 2003), Mais ao sul (Língua Geral, 2008), Algum lugar (7 Letras, 2009), Mar azul (Rocco, 2012) e Dupla exposição (Rocco, 2016), com imagens de Elisa Pessoa, entre outros livros. Mantém o blog lugares onde não 

estou (www.escritosgeograficos.blogspot.com).

 

 

 

 

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Ensaio de voo

Paloma Vidal

Editora Quelônio

ISBN: 978-85-93229-10-7

14cmx20cm

54 páginas