Em um relato vertiginoso, Paloma Vidal elabora uma narrativa que combina ficção, ensaio e memória familiar. A protagonista está no avião e escreve no bloco de notas de seu celular. Impactada por dois livros que lê durante o voo, sobre mulheres que deixaram tudo para trás para morar na Europa, ela passa a rever a própria história e a relação com a irmã. Cinco anos mais nova, a irmã também empreendeu, recentemente, uma viagem de mudança.

O texto ganha andamento acelerado, pois a narradora-protagonista se propõe uma meta de escrita: 55 palavras por minuto durante as duas horas que restam para o pouso. Assim, pretende completar até o final do voo este ensaio ficcional que investiga sua inquietação sobre temas como a mudança, o exílio e os impasses afetivos e materiais da vida contemporânea.

A partir da leitura de dois textos de autoras latino-americanas contemporâneas (La habitación alemana, de Carla Maliandi, e Buena alumna, de Paula Porroni), a narrativa tece relações entre realidade e ficção, entre autoras e personagens, entre história, escrita e vida pessoal. Ao se debruçar sobre o impulso de deixar tudo para trás, a narradora reflete sobre as relações afetivas e familiares, a aventura, a liberdade e a situação política contemporânea.

Miolo impresso em tipografia, a partir de composição em linotipo, sobre papel AG. Capa com ilustrações impressas a partir de clichê tipográfico. As guardas da capa têm ilustrações apropriadas de manual de segurança de voo.

O projeto gráfico é de Sílvia Nastari, e o acabamento manual foi feito na Oficina Quelônio.

Paloma Vidal nasceu em Buenos Aires, em 1975, e aos dois anos veio com a família para o Brasil. Desde 2007, vive em São Paulo. É professora de Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo e uma das editoras da revista Grumo (www.salagrumo.com). Publicou A duas mãos (7 Letras, 2003), Mais ao sul (Língua Geral, 2008), Algum lugar (7 Letras, 2009), Mar azul (Rocco, 2012) e Dupla exposição (Rocco, 2016), com imagens de Elisa Pessoa, entre outros livros. Mantém o blog lugares onde não 

estou (www.escritosgeograficos.blogspot.com).

 

 

 

 

Show More

Ensaio de voo

Paloma Vidal

Editora Quelônio

ISBN: 978-85-93229-10-7

14cmx20cm

54 páginas