Cadernos da memória: escrever para não esquecer.
Todo mundo tem histórias para contar. E se você começar a contar as suas?! Para não perder mais nenhum lampejo, fragmento ou ideia de texto, em uma parceria entre a Editora Quelônio e o Ateliê Encadernados você terá a oportunidade de fazer seu próprio caderno de memórias e escrita, aprendendo técnicas manuais de encadernação.
A partir de um breve panorama dos cadernos pessoais de escritores, que hoje se encontram em acervos como objetos raros, a oficina pretende resgatar a história do fazer manual dos cadernos e seus registros, com o intuito de incentivar a prática da escrita.Na primeira parte da oficina, os alunos irão conhecer e ter como inspiração cadernos de escritas de alguns autores e autoras, que deixaram registrados ali suas ideias, seus rascunhos, rasuras, poemas inacabados, trechos não publicados. Em seguida os/as participantes irão aprender a fazer um caderno com a encadernação conhecida pelo nome de “Dos a dos”. Após esta prática, serão propostos temas que estimulem lembranças das histórias individuais de cada participante.
Com: Silvana Duarte (Ateliê Encadernados) e Sílvia Nastari (Quelônio)
Público: geral (a partir 16 anos)
Quando: 11/5, sábado, das 9h30 às 13h.
Local: Tipografia Quelônio
(Rua Venâncio Aires, 1072, Pompeia - São Paulo /SP)
Valor: R$ 360,00 (em até 2x de R$ 180)
+1 bolsa integral para candidatos autodeclarados indígenas, negros e/ou lgbtqia+
Inscrições e informações via e-mail: quelonioeditora@gmail.com
Por favor, colocar no assunto: Cadernos da memória
Silvana Duarte é encadernadora e artesã, dirige o Ateliê Encadernados e ministra cursos livres.
Sílvia Nastari é mestre em Design pela FAUUSP. Diretora de arte da editora e tipografia Quelônio, ministra cursos e atua com design gráfico para o setor editorial.