A órbita de King Kong conta a história do macaco Ham, o primeiro hominídeo a fazer um voo espacial bem-sucedido. Em 31 de janeiro de 1961, esse chimpanzé de cinco anos e 17 quilos, embarcou em uma cápsula espacial do projeto MR-2 da NASA. Pouco tempo depois, seria a vez dos primeiros seres humanos. No mesmo ano, o russo Iuri Gagarin e o americano Alan Shepard também foram ao espaço com sucesso.

Esta narrativa de José Luiz Passos se dedica a contar a história desse simpático King Kong, em sua jornada histórica, desde que foi capturado em Camarões, três anos antes de sua missão junto ao programa espacial americano.

 

Dividida em 15 capítulos, a novela combina o registro factual, ao descrever a escalada científica que permitiu dar início à conquista do espaço, com uma dicção íntima e pessoal, que procura penetrar na imaginação do chimpanzé.

 

Em três dos capítulos, é o próprio Ham quem narra, na primeira pessoa, suas impressões sobre a captura na selva africana, sobre o seu desempenho no espaço e sobre a reentrada na atmosfera e o resgate da cápsula espacial, flutuando no Atlântico.

 

Os textos do miolo foram compostos em linotipo e tipos móveis, na Oficina Quelônio, e impressos em tinta azul sobre papel especial. As ilustrações são de autoria da figurinista Raquel Barreto. Originalmente feitas em colagem, no livro as ilustrações foram impressas digitalmente em papel vegetal.

 

Além das imagens do miolo, o livro conta com uma cinta que o envolve, também com imagens de Raquel Barreto, compondo a capa, que tem impressão do título em tipos móveis. Os livros foram costurados à mão por Sílvia Nastari, diretora de arte da Quelônio e autora do projeto gráfico da edição.

José Luiz Passos nasceu em Catende (PE) em 1971. Escritor e professor, é autor de, entre outros livros, O sonâmbulo amador (Alfaguara, 2012), Marinheiro só (Mariposa Cartonera, 2016) e O marechal de costas (Alfaguara, 2016). Mora em Los Angeles, onde leciona na Universidade da Califórnia.

 

Raquel Barreto é figurinista e já participou de mais de 50 produções nas áreas de teatro, ópera e dança. Nasceu em Recife (PE) e formou-se em Artes Cênicas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Leciona no curso de Teatro da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde vive com a família.

 

 

 

 

Show More

A órbita de King Kong

José Luiz Passos

Ilustrações de Raquel Barreto

ISBN: 978-85-93229-08-4

11 cm x 19 cm

72 páginas