Este ensaio fotográfico reúne oito fotos feitas por Lorena Travassos em Lisboa ao longo de 2015 e 2016, dentro do projeto Afeto. 

 

A fotógrafa convidou amigos e conhecidos para dormir em sua cama e deixar um objeto como forma de lembrança.

 

Partindo de uma ideia cotidiana e corriqueira — o registro dos objetos esquecidos por descuido ou distração, que se tornam uma espécie de reminiscência do outro —, a autora elabora um ensaio fotográfico que traduz visualmente sentimentos contraditórios como a intimidade, a atração, o ciúme e a ausência.

 

As imagens dos convidados e dos objetos compõem dípticos, e cada díptico torna-se uma espécie de materialização de um afeto. Os objetos se transformam em substitutos dos momentos compartilhados. Como diz a própria fotógrafa, trata-se de uma maneira de “colecionar afetos”.

Este livro seleciona algumas das fotos do projeto, tanto dos convidados, quanto dos objetos deixados para a fotógrafa. Nesta edição, são dezesseis fotografias que formam oito dípticos. 

 

O projeto gráfico de Sílvia Nastari, que reúne as fotos em um livro-sanfona, procura explorar o caráter acumulativo e sobreposto da memória.

Lorena Travassos é fotógrafa, mestre em comunicação e pesquisadora em fotografia. Mora desde 2014 em Lisboa, onde desenvolve tese de doutorado com pesquisa sobre a imagem do brasileiro na fotografia contemporânea portuguesa.
lorenatravassos.com

 

 

 

 

Show More

Formato: 135 x 60 mm

12 páginas